Cenozóico

 A Era que mais influência tem sobre os seres vivos e logicamente nos seres vivos é o Cenozóico.
É a era mais recente do Tempo geológico, iniciou-se há 65, 5 Ma, com o final do Cretácio e continou até à actualidade. O estudo desta Era é fundamental para percebermos a distribuição dos continentes, dos mares
Foi nesta Era que se formaram as grandes cadeias montanhosas, como os Andes, os Alpes e os Himalaias.
O facto das rochas do Cenozóico serem estarem mais próximas da superfície, significa que foram pouco alteradas pelos processos geológicos, daí uma maior facilidade na sua interpretação.
O topo do Cenozóico corresponde ao momento actual que por convenção se fixou em 1950 referindo-se os tempos do antigo Quaternário, frequentemente, a tempos B.P (before present). 
O Cenozóico está dividido em três períodos, cada um destes em séries/épocas  e cada uma destas em em diversos andares/idades .

  •  Limite Inferior
Foi reconhecido por Naumann em 1860. A base do Paleogénico foi definida na camada avermelhada da base de argilas escuras com 50 cm de espessura a Oeste de El Kef, Tunísia. Coincide com a anomalia de irídio atribuída ao impacto de um grande meteorito. O estratótipo está localizado no Norte da Tunísia, 7 km a Oeste da cidade de El Kef, na Formação de El Haria. A camada milimétrica com irídio, interpretada como correspondendo ao impacto de um meteorito, coincide com a catastrófica e súbita extinção em massa que
marca o final do Cretácico e da Era Mesozóica (Fig.1).
O primeiro aparecimento de foraminíferos do Paleogénico ocorre na base, ou poucos cm acima, da camada de argila utilizada como limite, e é marcada pelo FAD de Globoconusa conusa (Molina et al., 2006).

  • Limite Superior 
O limite superior, limite Paleogénico – Neogénico foi definido na secção de Lemme- Carrosio, 35m abaixo do topo desta secção, em Génova, norte de Itália. Corresponde à base da cronozona magnética C6Cn.2n, à ocorrência mais antiga do foraminífero planctónico Paragloborotalia kugleri e situa-se perto da extinção do nanofóssil calcário Reticulofenestra bissecta (base da zona NN1) (http://www.stratigraphy.org/) (fig.2.)
 

Brito, S.D.S. (2009) - História da Terra durante os últimos 65 Ma: Exemplos portugueses com interesse para o ensino. Dissertação de Mestrado. UNL




Sem comentários:

Enviar um comentário